domingo, 28 de abril de 2013

Oração eficaz, Parte 2 - Lembrando as promessas

" Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar." Isaías 43:26


Já falamos aqui que existem vários tipos de oração, bem como sobre o fato de que Deus sempre nos ouve. Falamos também que nossa oração não pode infringir os princípios de Deus para que seja respondida de maneira eficaz. Hoje, vamos juntar dois assuntos em um. Vamos falar de Justiça de Deus e de como o fato de sermos justos faz com que nossa oração seja eficaz.

Aprendemos que somos justos, e que fomos feitos assim por Deus. Essa justiça nos trás direitos e deveres, como toda aliança é.
Quero exemplificar isso com algo que já tratamos, que é o princípio da Honra. Deus garante que quando honramos nossos pais, temos direito a viver bem e muito sobre a Terra. Essa é a promessa que ele fez. Quando você está cumprindo bem sua parte, está honrando de coração aos seus pais, mas as coisas não andam bem pra você, é seu direito entrar em juízo com Deus ( entendemos que Deus é o Justo Juiz), e colocar suas razões, dizendo : "Pai, eu estou cumprindo minha parte! Estou honrando meus pais, sendo obediente a eles, considerando-os superiores a mim. Preciso que a promessa se cumpra. Tenho o direito de viver bem."


A Bíblia conta em 2 Reis 20: 1-6 , que o Rei Ezequias foi alertado pelo Profeta Isaías - o mesmo que escreve sobre entrarmos em juízo com Deus - de que iria morrer. Ezequias então, põe o rosto na parede e começa a colocar diante de Deus os motivos pelos quais merecia viver. Ele entrou em juízo com Deus, expôs os seus motivos e foi atendido.

Deus nos orienta a lembrarmos a Ele as promessas que nos foram feitas. Talvez você esteja pensando: " E por acaso Deus é esquecido para que possamos lembrá-lo sempre do que disse?" . Não, Deus não é esquecido, mas Ele tem prazer de que conheçamos seus princípios.

Você provavelmente tem alguém bem próximo, de quem conhece os gostos, manias e atitudes previsíveis. Pode ser seus pais, irmãos, namorado, marido, amigo, e você sabe o que o agrada ou desagrada, irrita, consola etc. Isso se chama intimidade, o que faz com que você e o outro tenham um conhecimento mútuo de quem são. Assim é com Deus.

Então vamos juntar tudo o que falamos: Se Deus prometeu algo, certamente essa promessa não fere seus princípios. Lembrar a Deus suas promessas mostra que nos recordamos do que Ele disse, e que temos conhecimento de quem Ele é, e isso o agrada. Com base nessas verdades, sabemos que lembrar a Deus de Suas promessas, não só é bíblico, como também é eficiente!

Deus está pronto a te responder. E então, você tem cumprido os princípios de Deus para que possa entrar em juízo com Ele sobre as coisas das quais precisa?

Com carinho,

Tali.
Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.
Isaías 43:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...