segunda-feira, 1 de abril de 2013

Conselho pra que?

Oi queridos,  como estão?

Lá vamos nós pra mais um texto! :)


Não sei se já perceberam, mas geralmente acabo fazendo dois ou três textos seguidos com temas parecidos, como se eles fossem se costurando, mas nada impede que façamos uma leitura livre, abordando cada tema separadamente também.

Espero que você desfrute de mais uma porção das ricas pérolas contidas na Bíblia para facilitar e direcionar nossa vida diária.



" Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança. " Provérbios 11:14

" O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que escuta conselho é sábio."
Provérbios 12:15

 O dito popular diz que 'se conselho fosse bom ninguém dava, vendia', mas a Bíblia não diz isso. Você pode até me questionar sobre o fato de que a Palavra tenha um versículo que diz " Compre a sabedoria" (Pv23), mas esse é um texto do AT, e no NT, em Tiago 1, Deus diz que quem quiser sabedoria pode pedi-lo que ele gratuitamente a dá, e não lança em face. Se Deus não cobra pela sabedoria, cobraria pelo conselho?

Mas quais são os conselheiros que devo considerar?

  1. Espírito Santo:
O maior dos conselheiros é o Espirito Santo (Jo 16:13). Quando Jesus foi ao céu, Ele nos deixou um conselheiro, um ajudador, um consolador, pra nos guiar a toda verdade. Ele nunca te dará um conselho que será desprezível ou que te fará mal. O Espirito Santo nos aconselha através do testemunho interior. Uma impressão bem dentro de você sobre a melhor decisão a se tomar, o melhor a dizer ou fazer. Para ouvi-lo com mais facilidade, é bom manter uma vida de meditação nas escrituras, jejum e oração, além de uma constância em falar em outras línguas.

      2.   Ouvindo os mais velhos:

Os mais velhos são fonte de incontáveis bons conselhos. Eles já viveram mais, passaram e viram coisas que ainda não temos conhecimento. A Bíblia diz que as mulheres mais velhas devem aconselhar as mais novas quanto a como cuidar de uma casa e agradar ao marido, por exemplo(Tt 2:4). Considerar o conselho de alguém mais experiente pode te livrar de algumas enrascadas.

     3.   Autoridades

Ouvir as autoridades tem peso 2 no quesito conselho. Muitas vezes estamos tão envolvidos de alma, que a voz do Espirito Santo fica no "MUTE" do nosso ouvido espiritual. Deus, que tem uma aliança com seus pais, seus pastores ( no que diz sentido a dar suporte para que eles te governem), mostra a eles então qual o melhor caminho pra você, se você está tomando boas decisões, se está errando nas alianças que faz, com o fim de te preservar e promover. Eles têm um olho que enxerga bem a frente do que você pode captar, e esta habilidade foi dada por Deus. Quando não atentamos para os conselhos destes, corremos um sério risco, uma vez que eles são autoridades instituídas por Deus.


Deus tem prazer em que você siga os conselhos do Espírito Santo e  dos que são autoridade sobre sua vida. Vale lembrar que estes conselhos são válidos  sempre que não quebrarem princípios estabelecidos por Deus. Se você estiver ouvindo muitas vezes sobre a mesma coisa, talvez seja o momento de atentar para o que Deus esteja tentando te informar. Esteja pronto a obedecer, e você será honrado. Mesmo que na hora pareça doer, pareça que você vai passar vergonha, ser injuriado, ou qualquer coisa dessas, lembre-se de que a obediência sempre trará frutos de vida.

Com carinho,

Tali.






Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.
Provérbios 11:14
Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.
Provérbios 11:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...