quinta-feira, 18 de abril de 2013

Oração eficaz

"Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus." Mateus 18:19

"Se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve. Assim sabemos que ele nos ouve quando lhe pedimos alguma coisa. E, como sabemos que isso é verdade, sabemos também que ele nos dá o que lhe pedimos." 1Jo 5: 14 e15


Acredito que todo mundo nessa vida já fez uma oração ou uma prece, como você queira chamar. Alguns se queixam de que nunca foram respondidos, outros sabem que ela funciona. A questão é que Deus sempre nos ouve, mas muitas coisas envolvem  o resultado final daquilo que oramos.
A Bíblia ensina, por exemplo, que se o marido e a esposa estiverem brigados, as orações deles não são eficazes ( 1Pe 3:7). Se você pede e logo duvida do que pediu, estas orações também não surtirão efeito (Tg 1:6). Orações com resultados são aquelas que não infringem os princípios de Deus. Se você orar para que Deus coloque uma doença em alguém, por exemplo, suas orações não serão respondidas, isso porque Deus é amor e dele só vem boas dádivas (Tg 1: 17).

Durante muito tempo eu não entendia que as orações eram eficientes. Eu achava que a gente orava para ter um tipo de "desabafo" com Deus. Falava dos problemas, do que precisava, saía e ia embora. Não ficava pra ouvir uma resposta, não agradecia. Aos poucos comecei a entender que Deus usa a oração para se relacionar com a gente. É nela que expomos a Deus quem somos e quem queremos ser, que falamos dos nossos problemas e ficamos quietinhos por um tempo para entender por dentro de nós qual a melhor solução para eles, que falamos das qualidades daquele com quem estamos nos relacionando naquele momento ímpar ( Deus), em adoração à Ele.


Há vários tipos de oração: de concordância, de consagração, de ações de graças, de intercessão, de petição.

Entre todos os tipos de oração que fazemos, uma delas é para mim especial. É a oração de concordância. A Bíblia ensina que se duas ou mais pessoas concordarem em oração a respeito de alguma coisa, o que pediram será feito. Todas as vezes que preciso que uma situação se resolva, que algo aconteça, que entendimento chegue, chamo minha mãe e minha irmã, que são minhas companheiras de oração, e fazemos então uma oração de concordância. Uma determinada vez  orei sozinha por um certo assunto por 3 meses. Já não aguentava mais o tanto que a situação não se resolvia, então fizemos uma oração de concordância, para a qual Deus nos respondeu em 4 dias. Nós sabemos que Deus sempre nos ouve, mas ainda assim, lembramos a Ele de sua promessa para quando oramos concordando sobre algo.
Talvez você esteja se perguntando o porque das orações de concordância funcionarem. Eu posso te dar a resposta mais simples do mundo. Primeiro porque Deus falou que seria assim, e Ele vela pela Sua palavra para a cumprir (Jr 1:11). Segundo porque Deus tem prazer em que tenhamos unidade de vontades e de propósitos, entendendo que a necessidade do outro é a minha também.

Pode ser que você esteja em uma sinuca de bico, uma situação que não se resolve, uma resposta que não chega, precisando de uma porta que não se abre. Quero te desafiar a que, estes dias, você pratique a oração de concordância com alguém em quem você confie, que goste de você, que tenha unidade de propósito. Falem sobre aquilo que vão orar, e enquanto um ora, o outro concorda. Sejam agradecidos de antemão pelo que oraram e descansem.
Sei que você voltará para dar testemunho ! :)

Com amor,

Tali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...