segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Demonstrando o amor


" Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." - I João 4:8

Deus é amor. Que expressão mais linda!! Pense em Deus e você entenderá o que é o amor.

Paulo, em toda sua sabedoria, soube explicitar muito bem o amor do tipo de Deus em I Coríntios 13 , o amor que tudo sofre, tudo espera, tudo crê. Mas como podemos demonstrar o amor ao próximo? Como podemos demonstrar nosso amor a Deus?

Primeiro, precisamos começar entendendo o que um homem de Deus e estudioso do amor, Gary Chapman, nos ensina sobre as formas do amor de manifestar, e vou usar aqui o próprio Deus como exemplo para nós.


  1. Amor por atos de serviço: é aquele tipo de amor em que você faz algo para alguém. Se habilita para lavar a louça da vizinha num dia que foi corrido para ela, tem prazer em cozinhar para alguém,  se prontifica a buscar o amigo no aeroporto para que ele economize no táxi. Como Deus ama por Atos de serviço? Simples: Ele mandou Jesus para fazer por você o que você mesmo não conseguiria fazer : Te salvar.
  2. Amor por tempo de qualidade: é passar tempo com quem se ama. Assistir a TV juntos, ir jantar e conversar por horas a fio, fazer uma viagem, visitar juntos uma exposição ou uma feirinha de artesanato, brincar no quintal, tomar banho de mangueira juntos. Tudo isso é gastar tempo com quem se ama, e mais importante que isso, tempo de qualidade. Deus ama por tempo de qualidade? Claro! Ele nos convida a usufruir e demonstrar amor no relacionamento com ele quando oramos. Orar não é só fazer uma listinha de pedidos, dizê-los a Deus e ir embora. Orar é conversar! É dizer como se sente o que ele pensa a respeito. É pedir conselhos pelo Espírito e ser aconselhado.
  3. Amor por presentes: demonstra-se amor oferecendo presentes. Há de se resguardar de que presentes não compram amor, e nem substituem o tempo de qualidade, a presença, o abraço. Podemos ver Deus amando por tempo de qualidade em Ele entregando Jesus, o seu melhor presente, para morrer em nosso lugar. Não só isso, vemos Deus presenteando todos os dias a humanidade com o sol, o ar. Sem contar as provisões que vão do pão à mesa ao carro novo. Tudo vem de Deus, como um presente, não por que fazemos algo em troca, mas por amor.
  4. Amor por palavras de afirmação: nesse tipo de amor usam-se simplesmente palavras, escritas ou faladas. É amar e dizer que ama, é elogiar a roupa, a comida. Muitas pessoas sabem que os pais a amam, mas nunca ouviram deles a frase: "Eu te amo", e por isso tem dificuldades de expressar amor a Deus e aos outros. A Bíblia está repleta de demonstrações de amor de Deus por meio de palavras de afirmação. Ela diz que Ele nos ama (João 3:16), e esse é seu conteúdo central. Ele nos incentiva, diz que somos especiais, nos encoraja, e assim demonstra amor.
  5. Amor por toque físico: é o abraço, o carinho, o cafuné. Ai, você deve estar pensando: "a Tali tá doida! Como Deus ama por toque físico se ele é espírito? " ... Foi exatamente por isso que deixei essa linguagem para o final. Deus mostra seu amor por nós nesse tipo de linguagem do amor, através da sua presença manifesta.  Quantas vezes, por exemplo, nós ouvimos testemunhos de pessoas que, em meio ao louvor,  se sentiram abraçadas, sem que ninguém de 'carne e osso' o estivesse fazendo? E quanto às pessoas que em meio à adoração se sentem confortadas como de alguém a estivesse ninando? Outras podem sentir o amor de Deus tão latente, que caem no choro! É sua presença, provando seu amor por nós.
E então, deu pra ter uma idéia de qual forma de mostrar amor é mais fácil pra você? Que tal colocar em prática com alguém com quem você não tem tanta intimidade? Bora lá se oferecer pra ajudar o vizinho a lavar o carro, dar um presente despretensioso pra professora do seu filho DI, ou desejar um belo bom dia ao motorista do ônibus.

"...Que eles sejam perfeitos em amor, afim de que o mundo creia que me enviaste" João 17:23

Com carinho,

Tali.


Em tempo: Super recomendo os livros do Dr. Gary Chapmam. São eles: As 5 linguagens do amor de Deus, As 5 linguagens do amor para solteiros, As 5 linguagens do amor para crianças, e As 5 linguagens do amor ( para casais). Bjs!
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:8
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...