segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Para que eu nasci?


" 1.Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.
   2.Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.
   3.Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
   4.O Senhor faz tudo com um propósito...
   9.Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos." Provérbio 16:1 a 4 e 9

Quem nunca se viu frente à questão que agita à pessoas de qualquer lugar no mundo : " Por que eu nasci?". Esta faz parte de outras tantas questões, como :
"De onde eu vim?"
"Quem eu sou?"
"Pra onde eu vou?"
"O que eu posso fazer?"

Estas questões estão diretamente ligadas a nossa origem, nossa identidade, nosso destino, nosso potencial e nosso propósito.

Se você já estudou um pouco as escrituras e conhece sua família, tem a resposta para algumas destas questões na ponta da língua, como por exemplo:  "De onde eu vim?  - Eu vim do amor do Sr. Walmir e da Dna. Márcia, mas fui primeiramente criada no espírito por Deus, que me contemplava quando eu era uma substância ainda informe"; " Pra onde eu vou? - Eu vou para o céu, morar lá por toda a minha eternidade, e podendo cantar e adorar - essa parte é a que mais me anima - ao Salvador para sempre!  ". Viu como é fácil responder a algumas questões? E aposto que o tal "Quem eu sou?" e "O que eu posso fazer?" não sejam tão difíceis pra você responder também. O problema e a dificuldade estão em responder: "Por que / Para que eu nasci?" , e isto está intimamente ligado ao propósito para o qual fomos criados.



Qual o propósito para o qual eu fui criado? O que eu preciso fazer para viver isso?

O texto de Provérbios 16, me deixa entender que Deus te criou com um propósito determinado. Ele te criou para fazer alguma coisa. Não existe um só humano que não tenha tido um propósito vinculado ao seu nascimento. Uns nasceram pra abençoar pessoas com dinheiro. Outros são dotados de um amor ao próximo impressionante, enquanto existem os que nasceram pra liderar uma grande massa, por exemplo. Deus distribuiu entre nós uma infinidade de propósitos.

Não importa o quanto tentemos fugir daquilo para o qual fomos criados, as habilidades dadas por Deus para o cumprimento do propósito sempre vão aparecer. Minha mãe conta que aos 2 anos eu já cantava mais do que qualquer coisa! Com o passar dos anos, a relação com a música foi ficando cada dia mais estreita e hoje sirvo a Deus com ela. Já tentei sair disso algumas vezes, e sempre retornei depois de uma 'cabeçada'. Percebi por fim que cumprir o propósito de Deus pra mim é o que dá sentido à minha existência. E é por isso, meu caro leitor, que muitas vezes as coisas parecem não fazer sentido para você, e você tem a impressão de que alguma peça está fora do lugar.

Provérbio 16: 9 diz que "... Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos" . A palavra "mas" está na frase exatamente para nos mostrar uma circunstância diante do que foi dito anteriormente. MAS!! Você pode fazer planos, MAS pode escolher viver o plano de Deus. É isso que Salomão está tentando dizer.

Posso te garantir que o plano dele é bem melhor que o nosso! Ele já disse em Jr 29:11 - "Eu sei os pensamentos que tenho para vocês: Pensamentos de paz e não de mal, pra vos dar um futuro e uma esperança." E posso garantir também, que você só vai se sentir plenamente satisfeito e realizado quando finalmente decidir seguir o propósito de Deus pra você.

E se você está se perguntando como saber o propósito da sua existência, minha resposta é a mesma para tantas outras coisas sobre as quais já escrevi: Oração em outras línguas, devocionais, e talvez uma boa conversa com seu Pastor  ou líder, para que ele, como alguém habilitado por Deus para te liderar, te ajude a se encontrar! E se você já sabe o que fazer, é hora de sair da acomodação e colocar a mão na massa.

E ai, que tal parar de se debater e decidir viver o plano de Deus?

Com carinho,

Tali. 



Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.
Provérbios 16:9
Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.
Provérbios 16:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...