segunda-feira, 8 de abril de 2013

Justos porém equilibrados


“Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo?” – Ec 7:16


Por que será que o Rei Salomão disse para não sermos muito sábios ou muito justos? Não parece uma discrepância com tudo o que a Bíblia nos ensina? Na verdade, o que ele estava dizendo é: “Mantenha o equilibrio”.

Como é difícil manter o equilíbrio, não é? Tendemos a ser extremistas no que fazemos, e isso é natural! Algumas vezes somos radiciais demais,e em  outras flexíveis demais; podemos ser bons a todos e nao saber dizer não a ninguém, mas podemos ser intolerantes com os erros do próximo em outras situações. Equilíbrio é, antes de tudo, reflexo do amor.

No amor há equilíbrio e, se entendermos isso, ficará mais fácil mantermos uma vida neste modelo, no que diz respeito ao trato das pessoas, à importância que damos às situações, aos impulsos, aos sentimentos.
No amor não há medo (I Jo4:18), e esta é uma grande demonstração do equilíbrio, porque o amor nos ensina a animar, mas a exortar. O amor ensina que há tempo de estar perto, mas também a tempo de deixar de abraçar, sem receio de que o outro nos rejeite.

A falta deste equilíbrio em Deus, algumas vezes pode até nos trazer danos no corpo físico! Doenças como ulceras, gastrites, asmas , alergias, e outras de fundo emocional, são frutos da falta de moderação. Nos enervamos demais, não queremos instruir corretamente ao outro para que ele não fique magoado, e acabamos acumulando todos os sentimentos, as impressões etc.

Equilíbrio é tão importante, que Paulo instrui a Tito por 2 vezes, para que ele ensine aos irmãos sobre esse princípio. Ele diz: “Exorta semelhantemente os moços a que sejam moderados.”(Tt 2:6)  e ainda “...que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas moderados, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.” (Tt 3:12).



Não leve tudo tão a sério, aprenda a dizer “não”, ria dos seus erros. Pondere as criticas, ore em outras línguas e deixe a alegria de Cristo transparecer em você!

Com amor,

Tali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...