quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Cooperadores de Deus


No último texto, citei 2Coríntios 5:21, que fala sobre a Justiça de Deus por nós através de Jesus. Se continuarmos lendo, o v1 do capítulo 6 diz:

E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão
2 Coríntios 6:1

"E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão" 2 Coríntios 6:1

A palavra cooperadores me chamou muito a atenção, e nos meus estudos, descobri que Paulo usa esse mesmo termo outras várias vezes. O contexto deste texto de 2 Coríntios, especificamente, trata da necessidade de cooperarmos com Deus no que diz respeito ao zelo pelo nosso padrão de comportamento, nosso ministério e etc, mas o que quero abordar é como podemos cooperar com Deus na nossa vida corriqueira.

Na nossa igreja local, temos o costume de confessar, em todas as reuniões, coisas a respeito da nossa vida, como " O Senhor me aumentará cada vez mais, a mim e aos meus filhos"(Sl 115:14), ou ainda " Deus está trabalhando ao meu favor" (Is 64:4) . Essas confissões são poderosas e produzem resultados fantásticos, mas imagine o que  poderá acontecer se nos dispormos a sermos cooperadores de Deus!

Imagine um homem que trabalhe como servente de pedreiro e nunca estudou. Ele começa a confessar, declarar ou profetizar ( como você queira chamar, pois o princípio espiritual é o mesmo) que O Senhor o aumentará bençãos mais e mais e logo ascende a posição de pedreiro.
Ele continua a trabalhar e encontra graça diante dos seus superiores, e então é alçado ao cargo de Chefe de Obra. Deus trabalhou por ele até onde ele permitiu que Deus fizesse. Se ele quisesse se tornar um Engenheiro responsável por obras, deveria ter estudado, feito faculdade, etc. Ele precisaria dar material para Deus fazer!

Não é bom deixarmos tudo nas costas de Deus. Costumo dizer que muitos de nós possuem o complexo de Adão. Quando Deus o questionou sobre ter comido da árvore da ciência do bem de do mal, ele prontamente responde: "Eu não! Foi a mulher que Tu me destes". Jogar a culpa no outro pelo nosso aparente fracasso, é muito mais fácil do que assumir que fizemos, ou estamos fazendo aquilo errado.
Conheço uma moça que reclama já estar numa certa idade e não ter alguém cristão para se relacionar e constituir família. No entanto, quando damos 'uma geral' no look dela, você percebe que ela não cuida bem da pele, não faz um tratamento dentário, está bem acima do peso e não se veste de forma feminina; tem dificuldade em ser sociável e seus modos já não são tão delicados. A culpa é de Deus que não proporciona um bom encontro? Não! A culpa é da pessoa que não se cuida, para se tornar naturalmente mais suscetível a uma boa oportunidade afetiva, afinal, Deus criou os homens sendo guiados pelo que vêm. Não estou fazendo apologia às mulheres perfeitas, porque quem me conhece sabe que não sou nenhuma magrela, mas procuro manter em dia minha rotina de pele, cabelo, unhas e me visto, dentro das minhas posses, de maneira feminina ( e sem vulgaridade, que não combina com uma Filha de Deus).
Da mesma forma há quem deseje uma posição ministerial, porém não se dedica a orar, ler a bíblia, se prontificar a servir nos departamentos de socorros, e quer ainda assim obter resultados. Não dá!

Se dizem que o ano começa após o carnaval, hoje você tem uma boa chance de se decidir a dar material para Deus te promover, seja nos relacionamentos, seja profissionalmente, seja ministerialmente ou em que área for. Reconheça pra ele que você tem falhado nisso, e certamente ele te ajudará a crescer nas tomadas de decisões e nas coisas que precisam ser feitas! Estude, ore, cuide do seu corpo, que é o templo de Deus, e faça tudo o que for possível - sem tomar o lugar de Deus - para dar material para que Deus trabalhe e tenha o Seu nome honrado através de você.

Seja abençoado na prática da palavra.

Com carinho,

Tali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...