domingo, 24 de março de 2013

O privilégio de honrar

" Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. " Efésios 6:2-3

Honra, do dicionário Aurélio: Consideração e homenagem à virtude, ao talento, à coragem, às boas ações ou às qualidades de alguém; distinção.

Desde muito nova meus pais insistentemente repetiam para nós o 4º mandamento dado por Deus, e o primeiro com promessa. Nessa época, achava que este servia para ajudar no serviço dos pais na criação dos filhos, mas hoje entendo que na verdade é um grande ato de amor deles para conosco, nos ensinar a honrar.Embora eu tenha citado aqui um texto bem específico, o princípio da honra vale para todas as autoridades e pessoas superiores a você, e tem sempre uma recompensa.

O desejo de honrar, reconhecer a virtude, o talento, a coragem do outro, começa primeiro no coração (a Bíblia mesmo diz que do coração procedem as saídas da vida - Pv 4:23), e tem como foco o outro e não a si mesmo. Honrar alguém focando em benefício próprio, não se chama honra. Talvez o nome mais adequado para isso seja bajulação, ou o famoso "puxa-saco" .

A Bíblia mostra que nós precisamos honrar em várias áreas. Devemos honrar nossos Pais, para vivermos bem e muito. Devemos honrar nossos lideres. Devemos honrar a Deus, sabendo que ele é Soberano sobre todas as coisas, com nossas finanças, comportamento e vida. Devemos honrar a Bíblia, o bom manual do fabricante, inspirado por Deus para nossa instrução.

Então você pode me perguntar: 'Mas qual os riscos de não honrar alguém?'. Existem muitos riscos em não se honrar, e podem chegar até mesmo a morte física.



Me lembro que quando adolescente minha mãe, afim de me exemplificar a importância em honrar os pais, citava o exemplo de duas moças da igreja que frequentávamos na época.  As duas tinham a mesma idade, e frequentaram quando pequenas a mesma escola dominical. Uma delas era filha exemplar, obediente aos pais e atenciosa aos conselhos deles. A outra, por sua vez, era desobediente, tomava suas próprias decisões sem consultá-los, era respondona e mal-educada com eles. Na época de minha adolescencia, a primeira delas era bem casada, tinha 2 filhos, uma situação financeira segura e líder de louvor na igreja. A segunda moça havia se tornado mãe solteira, tinha  se casado com um homem alcoólatra, não havia conseguido estudar e tinha uma situação financeira bem ruim. Ao mencioná-las minha mãe sempre me perguntava : "Filha, com qual delas você quer se parecer?".
Por anos guardei esse exemplo dentro de mim, e sempre me lembrava das duas moças. Fato é que, recentemente, encontrei a filha daquela que não honrava aos pais. Ela tem a minha idade, e tal qual a mãe não foi daquelas que praticou o principio da honra aos pais, se tornou mãe solteira também, não conseguiu estudar, e acabou saindo dos caminhos de Deus. Mas a grande surpresa veio quando pude perceber na pele os frutos da honra! Olhei para mim mesma e percebi que honrar tem realmente grandes benefícios.

Eu poderia citar inúmeros exemplos aqui, bíblicos como Absalão, Ananias e Safira, Ofni e Finéias, ou da vida corriqueira, de jovens que morreram antes do tempo por não considerar as autoridades estabelecidas sobre eles, para tentar te convencer de que honrar alguém é um caminho dado por Deus para você prosperar e viver bem, mas como ja dissemos, deve partir do coração. Talvez no começo você precise colocar um pouco de força natural para fazê-lo, mas depois fluirá com mais facilidade. O Espírito Santo, nosso ajudador, vem e pega junto com você!

Meu desejo é que você descubra, assim como eu aprendi, que honrar a Deus, as autoridades, aos mais experientes é um desejo de Deus e um privilégio pra você!

Seja abençoado na prática da palavra.

Com carinho,

Tali.


Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Efésios 6:2-3
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Efésios 6:2-3
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Efésios 6:2-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...