terça-feira, 19 de março de 2013

E se eu falhar?

" Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos."
Pv 16: 1-3



Um dia alguém disse que "às vezes é necessário se perder para poder se encontrar". Acho esta frase um tanto quanto radical, mas contém um pouco de verdade nela.

Fico pensando em Pedro. Ele conhecia Jesus, havia andado com Ele, ouvido a Sua voz, comido na mesma mesa. Ele havia estado com o Ungido, a expressão exata do ser de Deus, mas em um dado momento ele falhou, negando a Jesus por 3 vezes. Jesus, que o conhecia muito bem e o amava, já havia o alertado sobre o erro, mas ainda assim, Pedro negou a Jesus.

A exemplo de Pedro, muitos de nós temos bons conhecimentos da Palavra, oramos, amamos ao próximo e, não importa quanto tempo tenhamos de Evangelho, estamos sujeitos a errar.
Há momentos em que as impressões dentro de nós são claras quanto ao que devemos fazer, mas Deus não nos 'obriga' a segui-las. Ele nos deu livre arbítrio, para que façamos nossas próprias escolhas. Como um pai, Ele instrui, mas cabe a mim e a você escolhermos o caminho a seguir.

Há cerca de 2 anos atrás, precisava tomar uma decisão muito importante, fazer uma escolha daquelas que afetam sua vida. Minha mãe me aconselhou a seguir o caminho em que eu já estava mas, como teimosinha que as vezes sou, optei por tentar o novo. Recentemente me sentei no sofá ao lado dela, feito aqueles gatos que roçam a cabeça no braço do dono, encostei no seu ombro e chorei como uma criança. Minha tentativa de fazer contrário ao que minha mãe havia aconselhado tinha gerado um sofrimento desnecessário, e eu tive que reconhecer pra ela que havia feito tudo errado. Ela cheirosa e carinhosa, me abraçou e disse: "Filha, não tem problema, eu te amo hoje o mesmo tanto de quando te aconselhei a não fazer". Ela salvou meu dia! E com Deus não é diferente.

Pedro, aquele mesmo que havia negado Jesus, se arrependeu. Alguns dias depois foi batizado e  habilitado pelo Espírito Santo, pregou para uma multidão e , de uma só vez, 3mil foram salvos. Isso é Deus fazendo nova todas as coisas.

Constantemente fazemos muitos planos, que aos nossos olhos parecem bons, mas Deus já viu o fim de tudo, como diz o texto de Provérbios 16. Se você decidir consagrar suas decisões a Deus, como nos ensina o escritor do texto, vai acabar percebendo que para algumas delas Deus não irá concordar com você. Isso já é sinal do caminho ideal a ser seguido.

Considere sempre a opinião de Deus, dos seus pais, seus pastores. A onisciência de Deus, aliada ao amor e experiência dos seus pais podem te garantir sucesso no que você se propor a fazer.

Seja abençoado na prática da Palavra.

Com amor,

Tali.

Um comentário:

  1. Somos o mais precioso de Deus, mesmo que falhamos, Ele sempre irá nos dá uma nova chance de recomeça.
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo.

    “A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.” - Lamentações 3.22-33

    ResponderExcluir

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...