quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

E não nos deixeis cair em tentação.

Mas cada um é tentado pelos seus próprios maus desejos, quando estes desejos o atraem e o seduzem.  Estes maus desejos, depois de conceber, dão à luz o pecado. E o pecado, depois de crescido, gera a morte. Tiago 1: 14 e 15


Recentemente um amigo casado veio até mim com a seguinte fala: "Tali, tem uma mulher me assediando. Quanto mais eu digo não, mais ela insiste! Fica questionando minha masculinidade e me chamando de covarde. Quer saber? Vou pegar!"

Claro que eu comecei citando este texto de Tiago para ele. É interessante como o Apóstolo descreve o processo do pecado. Você olha e deseja, depois fica gerando isso dentro de você, imaginando como seria, como faria, qual a sensação. E então, após ter desejado e gerado, você finalmente concebe o pecado, consumando. O problema é que o salário do pecado é a morte! ( Rm 6:23). 

Mas o que é pecado? Tiago 4:17 diz: " Portanto, todo aquele que conhece o bem que deve ser feito e não o faz, está pecando." É correto adulterar? Não! É certo sonegar impostos? Não! Então tudo isso é pecado. 


Ai você vira pra mim e diz: "Mas foi a emoção da hora." Gente, vamos lá: o processo do desejo, geração e concepção do pecado pode durar dias, mas também minutos.  Quando você vai contar uma mentira, por exemplo, certamente já pensou sobre ela, se ela iria colar, se era apropriada, quais as conseqüências de falar ou não falar. Talvez você tenha precisado de dias para elabora-la, ou talvez apenas alguns segundos , mas o fato é que você certamente seguiu passo a passo do que Tiago explica sobre como o pecado nasce. Então, sendo na hora ou demorando dias pra acontecer, você desejou sim!

Talvez você esteja aí pensando : " Puxa, mas então porque Deus manda essas tentações para me tirar do foco e fazer tropeçar?". Quando nós observamos o texto de Tiago, 2 versículos antes do que citei lá em cima, a bíblia ensina que Deus não tenta ninguém e por ninguém é tentado. 


Cada um é tentado na área mais complexa da sua vida. Para uns é o sexo, para outros querer sempre ter mais e mais dinheiro, para outros ainda é a bebida, a gula, o orgulho.  Mas como se livrar dela?


Primeiro é que quanto mais forte o seu espirito estiver, menos ocasião sua carne vai encontrar. Existem maneiras de ser cheio do Espirito no homem interior e são elas "...mas enchei-vos do Espírito 
falando uns aos outros em salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração "(Efésios 5:19). Outras formas de permanecer firme são a oração e dedicação a meditar no que a Palavra ensina sobre quem você é, tem e pode fazer em Deus.

O Segundo passo é entender o que Jesus dizia aos discípulos : "E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo." Mt 18:9. Jesus está dizendo que se você sabe que algo vai te fazer tropeçar, evite aquilo, corte o mal pela raiz. Lembre-se de José do Egito nessas horas: corre da mulher de faraó! Rs

E sempre pense: minutos de prazer podem valer mais que a eternidade com Deus?


Com amor,

Tali.
 

 

Um comentário:

  1. Cair em tentação é ceder a uma proposta do Diabo.
    Todos nós somos tentados, mas o exercício da oração faz nos livra do pecado. Devemos sempre esta em comunhão com Deus.

    ResponderExcluir

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...