quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Reagindo à pressão


Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. Habacuque 3:17-18



Meus colegas de trabalho frequentemente comentam sobre minha tranquilidade, fala mansa e constante bom humor mesmo quando a pressão está à toda!
Interessante é que no começo, alguns achavam que não estava me importando com as situações conflituosas ou emergenciais, pois meu comportamento não segue um padrão comum no ambiente corporativo : Stress , mas por fim, começaram a me questionar ( e não só as pessoas do trabalho..) sobre como mantenho uma postura “relax” diante das coisas e, curiosamente, elas sempre dão certo.
Mais do que isso, alguns cristãos também passaram a ficar curiosos e desejosos por entender como isso acontece. Fato é que, não se trata de uma mudança repentina, mas processual.

Para falar sobre isso, quero usar o exemplo do texto de Habacuque, que citei acima. Parafraseando o que ele diz :


Mesmo que de onde eu esperava sair algo nada tenha surgido; mesmo que o que eu pensava ser verdade seja mentira; mesmo que o recurso não chegue tanto quanto é necessário; mesmo que a situação pareça perdida e sem soluções; Ainda assim eu (decidi e )me alegrarei no Senhor, e exultarei no Deus da minha salvação.

Se preocupar, andar ansioso é uma decisão, tal qual se alegrar e confiar. O processo é exatamente o mesmo e trata-se de trazer coisas, informações à sua alma. É por isso que Jeremias nos ensina no capítulo 3 de Lamentações sobre “trazer a memória aquilo que dá esperança” . Este é o meu segredo. J

Se de onde eu esperava não surgiu, eu lembro a minha alma de que “Certamente haverá bom fruto, e não será frustrada minha esperança”(Pv23). Se o que eu pensava ser verdade se mostrou mentira, eu lembro a mim mesma de que “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa” (Nm 23) . Se o que chegou não foi o suficiente, eu me lembro de que “ Deus trabalha por aqueles que Nele esperam” (Is 64) e se a situação parecer perdida, fico repetindo que “Todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8).

Particularmente, quando a coisa fica complicada, costumo dizer, alem das confissões que citei : “ Xii, Jesus, problema pra você resolver” ou então “Pai, que os anjos que me dizem respeito, comecem a trabalhar para que esta situação se resolva”. E sinceramente, descanso. Vou ao shopping almoçar, faço minhas unhas, vejo vitrines e esqueço.
E se a coisa apertar ainda, coloco muitos post-its sobre minha mesa com a inscrição : “Não andeis ansiosos por coisa alguma”, pra me trazer a memória a posição que devo ter sempre!

Isso chama-se renovação da mente pela palavra, e isso é uma decisão sua. Decida viver o melhor da vida!

Com amor,

Tali.

Um comentário:

  1. Ahhhhhhhhhh até que enfim a Tali resolveu atender o pedido de seus amigos por um blog com seus maravilhosos textos!
    Maravilhoso esse post para iniciar, com certeza edificará a vida dos cristãos e dos ainda não cristãos.
    Espero os próximos....
    Bjs, Carol Samuel

    ResponderExcluir

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...