sexta-feira, 19 de julho de 2013

Fé, Graça e Gratidão


Gosto muito de falar sobre Fé. Fé é uma certeza de que, além do que se vê, sente ou vive, existe uma boa porção, uma solução, um refúgio, um presente esperado, uma recompensa. Mas gosto também de pensar sobre graça e gratidão.
Graça é um socorro gratuito que Deus nos dá. É através dela que Deus nos dá tudo o que precisamos para uma vida boa e piedosa. Graça é ainda uma habilidade para fazermos algo que sozinhos  não conseguiríamos. Graça é favor de Deus.
Definindo a palavra Gratidão, temos :  ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, etc. Gratidão é ainda um ato de humildade, em reconhecer quem Deus é, seu cuidado e amor para conosco constantemente.

Lendo as definições dadas acima, você já deve ter percebido a relação de Graça com Gratidão. Além de terem a mesma raiz etimológica (aquela ciência que estuda a origem das palavras, sabe?), se exerce Gratidão por algo feito através da Graça.


Vamos lembrar da passagem de Lc 17: 12-19. Na ocasião,  dez leprosos encontram com Jesus. Ele então dá uma palavra de comando para  que eles sigam por um caminho e  assim seriam curados. Enquanto iam a cura se manifestou sobre eles e, dos nove curados, apenas um voltou para agradecer e a este Jesus disse: " Vai, a tua FÉ te salvou" . Jesus disse que a fé o salvou, mas não disse isso aos demais. E Ele só disse isso ao ex-leproso, porque o homem voltou para agradecer. Fico aqui pensando sobre o que teria acontecido com os outros que não tiveram um coração de gratidão.

Deus se move por nós em graça, mediante a fé (Ef 2:8), e isso deveria gerar em nós gratidão. Veja: Quando eu era desprezível Deus me amou, enviando Jesus e manifestando assim a sua GRAÇA. Eu cri (FÉ )que esta graça era pra mim, recebi a Jesus e hoje tenho GRATIDÃO por todo o bem que Deus me tem feito. Eu não saberia o que é essa boa vida com Cristo se a graça não tivesse se manifestado.

O amor de Deus por nós, que não muda e não falha é o motivo pelo qual Ele manifesta a graça. A fé que temos opera pelo amor. Gratidão é a consciência do amor de Deus manifesto a nós. Simples assim. É o amor que liga todas estas coisas.

Muitas vezes, devido às correrias do dia-dia, não paramos para perceber quanta graça nos cerca. Você não precisa pôr força pra crer que amanhã vai ter ar para você respirar. Você crê simplesmente e Deus, por seu lado, manifesta a sua graça e proporciona todo o oxigênio para que não só eu e você respiremos, mas para todos os animais e plantas também. E quantas vezes somos agradecidos pelo bem que Deus tem feito a nós?

Que tal hoje agradecer por tantas e tantas coisas que Deus nos tem concedido? Faça sua listinha em um papel, no computador, ou mesmo de cabeça e tire um tempo para apenas agradecer.

Deus se alegra com filhos gratos.


Com carinho,

Tali.



Um comentário:

  1. Realmente, o dia a dia leva a gente a achar comum as grandes coisas que Deus faz por nós...e não são comuns, são por causa de amor e misericordia! glória a Deus por esse novo post!

    ResponderExcluir

Do jeito e na hora que Ele quer.

"E ensinava no sábado, numa das sinagogas. E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos...